Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

+2
Alluft Brasil
Mourão
6 participantes

Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Mourão Sáb Out 05, 2013 8:56 am

Dizia o Divino Mestre que "sua mãe e seus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Deus";

Francescon, nosso contemporâneo, referia-se aos "irmãos da fé Valdese";

Também não há nenhuma evidência nas Escrituras de que tenhamos "primos" na Graça, e muito menos que a CCB seja a Graça em si mesma, principalmente em detrimento das demais igrejas.

No entanto, é comum encontrarmos no meio de nosso povo, e até mesmo no meio do ministério, pessoas que acham que aquelas que frequentem outras igrejas não são propriamente nossos irmãos, e em geral se referem a tais pessoas como sendo nossos "primos".

Esse fato, além de criar uma perigosa lenda urbana, tem ensejado um grande e indesejável falatório contra a CCB, onde muitos chegam a afirmar que tal procedimento seja "doutrina" de nossa igreja.

Com isso, em vez de nos mostrarmos como sendo um dos apriscos do Senhor, dá a impressão a quem nos observa, de que somos um curral exclusivista e que todas as igrejas são igualmente currais, mas não apriscos.

Que dizem os irmãos debatedores a esse respeito?
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Alluft Brasil Sáb Out 05, 2013 12:10 pm

Particularmente nesse tempo que congrego desconheço essa pratica de chamar essas outras denominações de "primos"; creio ser fato isolado como ocorre com alguns que antigamente chamavam de "seitarios" isso sim ouvia alguns anos atrás; fato que cessou em nosso meio; mas primos é novidade em todos esses anos devo ter escutado 1 vez a cada década em média!

Por conseguinte; com relação a chamo-los de irmãos; honestamente não creio ser um problema institucional da CCB; mas um problema da doutrina contida na bíblia; pois todos os que saúdam participam tacitamente das suas obras:

- Mercantilismo religioso; Nova venda de indulgencias (dízimos); shows gospeis; lançamentos de DVDs etc.
- Venda de títulos como aos Barões de antigamente: curso de pastor; cursos de obreiro com venda de livros; dvds; revistas além da mensalidade do curso;
- Envolvimento com o mundo e as suas concupiscências; vide bancada evangélica.

Em decorrência do exposto acima, segue-se o que esta escrito em II João Cap 1: Vercs: 09- 10-11:

Todo aquele que passa adiante e não permanece na doutrina de Cristo não tem Deus consigo; mas aquele que permanece na doutrina, esse tem em si o Pai e o Filho. Se alguém vier até vós e não traz esta doutrina, não o recebais em vossa casa nem o saudeis, pois quem o saúda torna-se cúmplice das suas más obras.

Creio que necessitamos vigiar e orar para RESISTIR a essa onda que procura entrar nos lugares celestiais e permanecer na simplicidade do Senhor Jesus ( 2 Coríntios 11:3) seguindo o evangelho puro e simples e sem falsificações e; enquanto igreja; imaculados para o grande e terrível dia da vinda do Senhor o qual trará nas suas asas o grande galardão!

Alluft Br.
Sempre avante com o Senhor.



Alluft Brasil

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Mourão Sáb Out 05, 2013 4:48 pm

Concordo com as ponderações do irmão Alluft.
No entanto, acho que não podemos generalizar.

Faço evangelizações em lugares onde há a participação de cristãos de mais de 20 denominações diferentes e, embora haja diferenças nas práticas das pessoas dentro das igrejas, todavia no dia a dia do campo evangelístico o proceder pessoal mostra-se em geral diferente do proceder "em massa", e dessa forma as pessoas não vão àqueles lugares para fazer comércio ou agir contra a doutrina crística ou a doutrina apostólica, mas para efetivamente levar alguma mensagem bíblica.

Por outro lado, lembro que os antigos judeus passaram a não mais falar com os samaritanos, por motivos semelhantes aos anotados pelo prezado irmão, até ao cúmulo de alguém indagar com cinismo se "porventura sairia de Samaria alguma coisa que prestasse"...

Com isso, simplesmente passaram a desconhecer propositadamente o fato de que foram exatamente de Samaria dois dos mais considerados profetas: Elias e Eliseu.

O Mestre porém, dirigiu-se em conversação a uma mulher, e ainda mais, uma samaritana.

Tenho a íntima convicção que Cristão é aquele que pratica o cristianismo, e não o que apenas frequenta uma igreja qualquer, sem o mínimo compromisso com o Evangelho.

E se, por seus gestos e atitudes se mostra um verdadeiro Cristão, evidentemente é meu irmão, não importando o que tenham dito os evangelistas, mas sim ao que nos aponta o próprio Cristo com Suas palavras, gestos, atitudes e ensinamentos.

Exatamente por isso procuro fazer distinção entre a doutrina crística e a doutrina apostolica, que nem sempre coincidem.

Valorizo tudo o que existe de bom e edificante na doutrina apostólica, porém tenho em mente que, em caso de dúvida, sempre deverão prevalecer os ensinamentos do próprio Cristo.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Alluft Brasil Dom Out 06, 2013 1:42 pm

Caro Irmão Sergio; muito oportuna sua observação de que existem pessoas fieis em todas as denominações; isso é perceptível e creio que estão em outro aprisco tendo sido dito pelo Senhor que convém agrega-las.
Essa sensibilidade ao verificar isso se estenderá com toda a certeza servirá para discernir o que é fidelidade pessoal com o que é estar no erro de um sistema não cristão.
Não podemos dizer que estão seguindo a Cristo corretamente que faz aquilo que Ele mesmo condenou; isso seria um retrocesso se validássemos; enquanto Cristãos:
- Mercantilismo religioso; Nova venda de indulgencias (dízimos); shows gospeis; lançamentos de DVDs etc.
- Venda de títulos como aos Barões de antigamente: curso de pastor; cursos de obreiro com venda de livros; dvds; revistas além da mensalidade do curso;
- Envolvimento com o mundo e as suas concupiscências; vide bancada evangélica.

Alluft Brasil

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Mourão Dom Out 06, 2013 7:47 pm

- Mercantilismo religioso; Nova venda de indulgencias (dízimos); shows gospeis; lançamentos de DVDs etc.
Embora seja do conhecimento de todos que o Senhor Jesus tenha expulsado os mercadores e cambistas das portas do templo (e naquela época eles ainda não estavam dentro do templo, como hoje em dia), parece a alguns que "os tempos mudaram", e que por isso "a doutrina mudou".
Alguns fazem pior ainda, ensinando em seus apriscos que isso é "normal" e que é "para a obra de Deus".

- Venda de títulos como aos Barões de antigamente: curso de pastor; cursos de obreiro com venda de livros; dvds; revistas além da mensalidade do curso;
Existem "cursos" para "pastor", "obreiro", "presbítero", "diácono", e alguns conferem o título de "bacharel" em teologia, baseados em um dispositivo de uma lei em vigor.
No entanto, tais titularidades não são aceitas na NBO, e não se pode exercer capelania se o curso não for ministrado por uma Faculdade devidamente credenciada.
Todos esses títulos são inerentes à própria igreja, e como o estado é de natureza laica, não interfere em assuntos doutrinários.
À parte desses "cursos" (com aspas) existem Cursos sérios (sem aspas) ministrados pelas próprias igrejas, cumprindo assim disposições estatutárias próprias, que exigem que assim sejam credenciados os membros de seu ministério, através de uma preparação metódica e formal.
Isso envolve um certo custo, e evidentemente se paga por isso.

- Envolvimento com o mundo e as suas concupiscências; vide bancada evangélica.
Aqui tem igrejas que têm blocos carnavalescos: Saem no carnaval, com a finalidade de evangelizar.
Particularmente, tenho dúvidas da eficácia desse evangelismo, visto que quem está "na gandaia" dificilmente desejará ouvir qualquer coisa concernente às coisas celestiais.
Quanto às reais intenções de tais evangelistas, nisso não posso opinar, pois apenas o Pai Eterno é quem sonda os corações.

Nem sempre podemos nós mesmos separar o joio do trigo, mas podemos evitar cometer os mesmos erros.
De qualquer forma, se "o macumbeiro" é de boa índole, respeitador, bom pai, bom filho, bom marido, temente a Deus e em tudo procurando levar uma vida reta, ele terá mais condições de ser meu irmão  que um que, mesmo dentro de nossas próprias fileiras, procurar propositadamente se afastar da retidão.
Pode ser que "o macumbeiro" simplesmente ainda não tenha descoberto a Verdade, como tantos outros já descobriram.
Compete a mim respeitá-lo porém não praticar as mesmas coisas, já que "eu" tenho consciência.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Aldo Qui Out 10, 2013 3:15 pm

Saudações;

Mas como que o exclusivismo trás tantos e tantos prejuízos para o crescimento espiritual e também para o crente!. Meu Deus!. No exclusivismo gera a indiferença, a acepção de pessoas, a discriminação, o preconceito e por ai vai mais... Ainda lendo hoje em aos I Coríntios - capítulo 12, todos versículos do 01 ao 31. Há diversidades de Dons, diversidades de Ministérios, diversidades de operações. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.

Irmãos amados!. O que eu quero dizer disto, há muitas denominações evangélicas procurando servir a Deus, estão com as escrituras nas mãos e de boa mente. Denominações que eu tiro o "Chapéu" pelo rico trabalho evangelístico deles; enquanto que há muito crente engravatado por ai, entra dentro da igreja parecendo um vendedor representante de vendas com aquelas maletas segurando pelas mãos; não é apto para dar um conselho para um neófito na Fé Cristã; não apresenta bagagem de conhecimento bíblico; diz que não tem Dom de orar, de evangelizar ao mundo; de visitar um enfermo; e ainda diz que está caminhando para os Céus!. Nota zero para este camarada!

Agora! Muitos no nosso meio querem hostilizar, criticar, zombar do trabalho evangelístico deles!; criticar, dedar um irmão que vá conhecer o trabalho deles, perseguir, desconsiderar eles por não serem nossos irmãos!. Humm!, Não sei não! com esta postura dentro de  um ajuntamento de um Século de apregoação do evangelho de Cristo!.

Concluindo,

É melhor estar sempre na imperfeição procurando buscar a perfeição, do que se achar que é o correto, é o perfeito, é o santo, não tem pecado nenhum mais depois que se converteu nas águas do batismo; achando que já está santificado com o lugar garantido lá nos Céus.[/justify]


Lembrando mais uma vez!

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Aldo
Aldo

Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 62
Localização : Frutal - Minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Mourão Dom Out 20, 2013 8:52 pm

O cristão tem de garimpar bastante o que lhe chega aos olhos e ouvidos.
Assim como em um garimpo, passa bastante lama, bastante areia, mas em algum momento surge algo precioso, que deve ser retido por nós.
A melhor e mais simples definição que tive sobre "o que é o pecado" me foi dada espontaneamente por um amigo e elder da igreja mórmon:
"PECADO É TUDO AQUILO QUE NOS PREJUDICA, OU PREJUDICA AO NOSSO SEMELHANTE".
Na ocasião, era tudo que eu precisava saber.

Mesmo na CCB, já ouvi, presenciei e tomei conhecimento de muita coisa "desnecessária" ou "sem valor".
Mas não tem importância, porque as preciosidades vêm em abundância.
Apenas tenho de estar atento a elas.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  BadMix Ter Out 29, 2013 11:14 am

Esta é a pergunta mais fácil de se responder.

Há um só Deus e ele não tem irmãos.
Logo, ou somos crentes, ou não somos. Ou somos irmãos, ou não somos.

Mas "primos" é que não somos mesmo!

Deus os abençoe,
Vitor, CC em Portugal

BadMix

Mensagens : 141
Data de inscrição : 03/02/2012
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Lourival Seg Dez 09, 2013 5:07 pm

A paz de Deus a todos os irmãos em Cristo !!
Chamar uma pessoa de primo na fé ,é ser insensato é não conhecer as escrituras ,pois a Graça é o favor imerecido ,e é este favor que constitui e elege os salvos, e através de Jesus mediante a fé e a obediência aos seus mandamentos,engana-se quem pensa que a salvação que Jesus prometeu ao homem está restrito a um muro denominacional ,é fazer do evangelho do Senhor como se fosse nada !!,

Isso é confessar de verdade que a bíblia apenas contem a palavra de Deus ,
Lourival
Lourival

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 66
Localização : São paulo capital

http://oulorivallanforumeir.77forum.com/

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty afinal somos primos ou irmaos

Mensagem  jó Qui Jan 23, 2014 6:36 am

APDD  parabéns meu irmão badmix´essa já foi a minha resposta a muitos anos qdo alguen vendo outro cristão de outra denominação
dizendo" olha la o primo" eu perguntei ao irmão  nossa não sabia que nosso DEUS tinha irmãos??????......olha irmãos pouco entro aqui por motivos de tempo ,mais uma coisa mudou em minha vida depois que eu escutei uma fita de um certo irmão ancião concedendo uma
entrevista a um padre,se não engano ele era de mato grosso,qdo foi perguntado pela exclusividade  da ccb como sendo a graça a resposta foi de alguen com uma inteligência espiritual maravilhosa,"o nome do NOSSO SENHOR JESUS não é nenhuma marca comercial para que possamos ser consecionaria  com direito a tudo na marca ,mais temos consciência que fazemos de tudo para que o ESPIRITO SANTO não saia do nosso meio" me perdoe mais foi mais oumenos isso depois de ouvir isso ai fui entender que nos da CCB não temos exclusividades nenhuma  na salvação CRISTA...se não nos atermos para a nos santificarmos não adiantara nada ficarmos  muitos anos  dentro da ccb.




                                             A SALVAÇAO VEIO EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR


Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Mourão Qui Jan 23, 2014 9:54 am

Porventura não vem a calhar aquela parábola do Bom Samaritano?
Com tantos "irmãos" e tantos "fiéis" e tantos "piedosos" passando por ali, o único que se mostrou verdadeiramente Irmão, Fiel e Piedoso foi o tal samaritano, dentre um povo rejeitado pelos judeus "por causa de seu pecado".
A Palavra nos demonstra que nenhum povo peca inteiramente, mas que sempre há aqueles de coração valente e ao mesmo tempo temente a Deus, e que não se desvia.
Exemplos? Sodoma e Gomorra; A arca de Noé; Nínive. E certamente muitos outros.
Não é justo portanto que nós, na medida em que nos julguemos "os mais fiéis e obedientes à Palavra", sejamos exatamente aqueles que a deitam por terra.
Ou temos irmãos, ou não temos nada.
E irmãos são todos aqueles que fazem a vontade do Pai, não a vontade própria; não aqueles que exercem julgamento sem que tenham obtido tal prerrogativa da parte de Deus.
Deus o abençoe por sua postagem.
Mourão
Mourão

Mensagens : 135
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Lourival Sex Mar 11, 2016 1:44 pm

A paz de Deus ,bom esse critério de chamar outras pessoas de primo ou irmão , pela bíblia Jesus disse que os irmão dele era todos que fazem a vontade do pai ,para o sistema denominacional CCB só os que batizam no seu meio ,1961:

“O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos
irmãos aqueles que se batisam entre nós. Na Obra de Deus não
temos parentes nem amigos, todos somo iguaes e quem não está
na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos
cultos.” – (Tópicos – Assembléia de 28 a 31 de março e 1º de abril
de 1961)
Lourival
Lourival

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 66
Localização : São paulo capital

http://oulorivallanforumeir.77forum.com/

Ir para o topo Ir para baixo

AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"? Empty Re: AFINAL, SOMOS "IRMÃOS" OU "PRIMOS"?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos