Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS?

2 participantes

Ir para baixo

COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS? Empty COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS?

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Ago 14, 2012 11:21 am

Não me refiro à ciência da Teologia, mas às diversas ramificações filosóficas que surgem e grassam por todo o universo, e que passam a ser "teologias" ao mesmo tempo marginais, porém com um certo cunho de oficialidade.
Proponho apenas um exercício de entendimento, sem pretender desmerecer a quem quer que seja, ou muito menos suscitar polêmicas desnecessárias:

PRIMEIRA PARTE:

A divindade divide-se unicamente em três pessoas distintas, que compõem um só Deus, que é ao mesmo tempo onipotente (pode fazer todas as coisas), onipresente (pode estar presente simultaneamene em todos os lugares), e onisciente (é sabedor e conhecedor de todas as coisas).
Essas três pessoas correspondem a:
O Deus-Pai - ao mesmo tempo o autor, criador, expansor, mantenedor e renovador de todas as coisas;
O Deus-Filho - chamado também de O Messias, e por nós conhecido como Jesus, o Cristo, nosso único intercessor e mediador diante do Pai;
O Espírito Santo, a essência divina que existe desde o princípio dos tempos mas que habita em nós, já agora por herança explícita do Filho.
Esse Espírito Santo é um aspecto um tanto misterioso ou inefável para alguns segmentos religiosos, sendo cercado de um excesso de teorias, porém chegando em muitos casos ao exagero quanto ao seu vivenciamento prático.

SEGUNDA PARTE:

O Filho, referido como "o verbo" (a ação) se fez carne e habitou entre nós.
É a pedra fundamental da igreja segundo o Novo Testamento. Entenda-se por pedra fundamental a pedra principal de um alicerce.
No entanto, delegou a seu discípulo Pedro a função de apascentar as "ovelhas" de seu rebanho, dizendo-lhe "Pedro, tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja".

TERCEIRA PARTE:

Contudo, a igreja assim-chamada "cristã", sendo do ramo evangélico, pauta-se pelos ensinamentos de Paulo, e não de Pedro.
Quanto ao ramo católico, apesar de ter Pedro como seu dirigente teórico, introduziu posteriormente a figura de Maria (mãe de Yeoshua bar Jussef) como tendo o papel ora de "intercessora" (nos moldes de Perséfone, filha da deusa Eméter, e que intercede pelas almas dos que morrem) mas principalmente "como mãe de Deus", tornando-se o centro das atenções, cultos e louvores da igreja, e sendo portanto "superior" à trindade divina.
Há nisso um confuso entendimento de que o Filho é igual ao Pai, e portanto são a mesma pessoa, donde se conclui que Maria, sendo mãe de Jesus, é também a mãe do próprio Deus.
A evolução de tal raciocínio é:
Maria é mãe do cidadão Jesus. Porém na anunciação do nascimento de seu filho, foi igualmente dito que ele seria chamado "Filho de Deus". O cidadão Jesus em algum momento não identificado da História torna-se o Cristo e é reconhecido por muitos como sendo o Messias prometido. Ele afirmou "eu e o Pai somos um", e em razão dessa afirmação foi acusado pelos principais das sinagogas de dizer-se filho de Deus.
Até aí nenhum entendimento por parte daquele povo de que ele teria afirmado ser o próprio Deus, pois isso seria automaticamente interpretado como blasfêmia e como consequência morreria apedrejado.

QUARTA PARTE:

Uma igreja cristã deveria, de uma forma ideal, seguir principalmente a Cristo.
Porém, seguido-se à risca os ensinamentos do Mestre, percebe-se que Ele não dá nenhuma ênfase a tais raciocínios, mas que Deus (o Pai) é o centro único das atenções da igreja, seja para louvores, súplicas ou adorações.
Que Deus nos amou e quer o nosso bem. Que devemos ser simples, verdadeiros, destemidos, não guardar rancor, evitar o pecado, e que devemos proclamar tais ensinamentos libertadores para todas as pessoas. Quem praticar tais coisas será salvo, e quem não acreditar nessas palavras (nesses ensinamentos) será condenado.

O que, e a quem devemos seguir, então?
Essa diversidade de pensamentos faz com que pessoas que não conhecem a Deus unicamente pela Fé, se afastem gradativamente dos caminhos religiosos, e passem a rejeitá-los sumariamente, pois as contradições são aparentemente muito grandes, e o desejo de metrificar as coisas dos céus muitas vezes esconde de nós a Verdade libertadora.

O que os irmãos debatedores pensam a respeito?
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS? Empty Re: COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS?

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Seg Ago 20, 2012 7:20 am

A Paz de DEUS seja sempre em nossos corações e de nossas famílias.

Apenas agora percebi a existência deste tópico.
É uma dificuldade que tenho neste forum: quando aparece um tópico novo fora da parte referente a assuntos sobre a Congregação Cristã, fico sem saber.

Isso porque aqui no meu computador os assuntos que constam no "Início" não estão em ordem cronológica, o que me dificulta muito notar quando há novos tópicos. Se alguém puder me ajudar a vencer essa dificuldade, agradeço.

Vou ler com mais atenção este tópico para depois falar alguma coisa.

DEUS nos abençoe.
Luiz Flavio.


Última edição por Luiz Flavio N. Facci em Seg Ago 20, 2012 7:26 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo em vermelho.)

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS? Empty Re: COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS?

Mensagem  Sergio Teixeira Qua Ago 22, 2012 11:43 am

Quando há novas postagens, aquele círculo à esquerda do nome do tópico fica em vermelho, mas realmente não ficam arrumadas em ordem cronológica.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS? Empty Re: COMO ENTENDER ESSAS TEOLOGIAS?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos