Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

2 participantes

Ir para baixo

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão Empty Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

Mensagem  ┼Khristos Seg Jan 30, 2012 7:22 pm



Certo dia um determinado rei, caindo da sacada de seu palácio, ficou gravemente ferido. ( 2 Reis 1-2)

Em vez de consultar ao Deus de Israel, ele mandou uns mensageiros, para consultar um tal Baal-Zebube, deus de Ecrom.

Enquanto isso, um anjo apareceu a Elias e disse:

" Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?. E por isso assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu. " 2 Reis 1-3 e 4

Elias transmitiu a mensagem aos mensageiros, exatamente conforme as palavras de Deus.

Eles então voltaram a presença do rei, e falaram exatamente, conforme a mensagem de Elias, que foi transmitida conforme as palavras de Deus.

Conversa do rei com os mensageiros:

"E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita. " 2 Reis 1-7 e 8

O rei não gostou, mandou um oficial arrogante, com cinquenta soldados igualmente arrogantes, procurar Elias no alto de uma colina, disse o fulano:


"Homem de Deus, o rei diz: Desce." (2 Reis 1-9)

Respondeu Elias (sem cascata) a arrogância do homem ( e imediatamente se cumpriu suas palavras):

"Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta." 2 Reis 1-10

O rei persistiu na arrogância, enviando outro oficial conforme o modelo da sua arrogância, juntamente com outros cinquenta soldados, e disse:

" Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. " 2 Reis 1-11

Virou cinzas tanto o oficial arrogante, quanto os cinquenta soldados, pois, novamente Elias clamou a Deus:

" Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. " 2 Reis. 1-12

O rei enviou um terceiro oficial, que se distinguiu dos anteriores, ele se dirigiu humildemente a Elias:

" E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos. " 2 Reis 1-13 e 14

Na verdade os oficiais anteriores queriam matar Elias, o terceiro apenas teve certeza, que realmente Elias era um homem de Deus, deveria portanto agir com grande honraria a unção de Elias.

O anjo de Deus então liberou Elias, para se apresentar perante o rei Acazias.

Aquele oficial humilde sobreviveu, juntamente com os cinquenta soldados, já o rei não teve a mesma sorte.

Aquilo que Elias predisse, foi novamente dito face a face com o rei, que de fato...morreu.

"Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara..." 2 Reis 1:17

Muito tempo depois desse episódio, Jesus revestiu seus apóstolos:

" E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos...E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte " Lucas 9-1 a 6

O governador da época, Herodes, achou que João Batista (o profeta assassinado por ele mesmo), havia retornado dos mortos, outros lhe disseram que era possível que Elias havia aparecido. Lucas 9-7

"E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido; E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado." Lucas 9:7 e 8

Realidade divina!

O tal Herodes, estava como rei Acazias, cheio de pavor, afinal, o mesmo Espírito que estava com Elias, também esteve com João Batista.

" A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo." Lucas 9:9

Jesus então se retirou dali, indo para Betsaida, local em que ocorreu a multiplicação dos pães.

Sozinho com seus discípulos Jesus indagou a todos:


" Quem diz a multidão que eu sou? " Lucas 9-18

E eles responderam:

" João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou" Lucas. 9-19

Jesus então direciona a pergunta aos próprio discípulos:

" E vós, quem dizeis que eu sou? " Lucas 9-20

Pedro então responde:

"...O Cristo de Deus." Lucas 9:20

Diante dessa confissão, Jesus então prediz a sua própria morte:

" É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. " Lucas 9-22 a 24

Depois desses ensinamentos maravilhosos, ocorreu então a transfiguração, em que todos ouviram uma voz, que saindo das nuvens dizia:
" Este é o meu amado Filho; a ele ouvi." Lucas 9-35

Mesmo diante de todas essas lições de humildade, os discípulos então cometeram um grave erro, como a maioria dos líderes atuais, eles acharam que tinham o poder infálivel, esqueceram a verdadeira missão, pela qual Jesus havia descido a baixa terra. Primeiramente João (se achando o máximo) queria impedir, que outros expulsassem demônios, utilizando o nome de Jesus, ao que foi repreendido por Cristo:

" Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós " Lucas 9-49 e 50

Que gafe, não?

Uma exclusividade nociva! Será mera coincidência com as religiões atuais?.

Jesus então demonstra grande desejo, de subir a Jerusalém, mas estando cansado, pede pousada numa aldeia de samaritanos, que se recusam a recebê-lo:

"E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. " Lucas 9:52 e 53

Segundo erro dos apóstolos: eles acharam, que o poder que tinham, eram para destruição e não para edificação.

Disseram a Jesus a seguinte frase:


"Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? [b] " Lucas 9-54

Jesus ficou pasmo!!!

Tenho certeza que Jesus preferiu esquecer essa atitude apostólica.

Voltamos a história de Elias, sabemos que o pedido do profeta, se refere ao intento dos oficiais, que na verdade queriam lhe fazer mal, ele como homem de Deus, ungido, clamou pelo poder divino, para que sua vida fosse preservada.

Já os apóstolos queriam promover uma chacina, apenas, por uma resposta negativa.

Realmente o poder subiu acima da consciência.

Eis que uma voz sublime lhes respondeu:

" Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. " Lucas 9- 55 e 56

Reflita portanto os "ungidos" hodiernos: errar fez parte da conduta dos apóstolos, somente depois que o Espírito Santo lhes abriu o entendimento, foi que eles começaram a salvar almas.

De fato, as línguas parecidas com fogo, pousaram sobre cada um deles, e assim, eles puderam compreender, aquilo mesmo que Elias compreendeu.

Glória ao bom Deus!

Qualquer sabedoria facciosa não vem de Deus, prova maior que as religiões não existe.

"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz " Tiago 3-14 a 18

Fujamos da arrogância antes que os céus sejam desfeitos pelo fogo.

A religião está gravemente ferida, e nem assim, quer se consultar com o verdadeiro Deus.

A nossa consciência necessita da sabedoria do alto, qualquer outro raciocínio é um "pensamento apagado"!

E foi o próprio Espírito que revelou ao mundo:

"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." Hebreus 12:28 e 29

Bota consumidor nisso!! Glória ao bom Deus eternamente!

Eldier.
┼Khristos
┼Khristos

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão Empty Re: Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Ter Jan 31, 2012 10:36 am

A Paz de DEUS esteja conosco e com nossas famílias.

Bonita a mensagem do Irmão contra a arrogância.

Tenho as seguintes observações:

┼Khristos escreveu:Mesmo diante de todas essas lições de humildade, os discípulos então cometeram um grave erro, como a maioria dos líderes atuais, eles acharam que tinham o poder infálivel, esqueceram a verdadeira missão, pela qual Jesus havia descido a baixa terra. Primeiramente João (se achando o máximo) queria impedir, que outros expulsassem demônios, utilizando o nome de Jesus, ao que foi repreendido por Cristo:
" Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós " Lucas 9-49 e 50
Que gafe, não? Uma exclusividade nociva! Será mera coincidência com as religiões atuais?.

1) Pode ser que João não tenha falado o que falou por "estar se achando o máximo", e sim, até com muita humildade diante do SENHOR JESUS, apenas por grande zelo pela Obra de DEUS.
Não pode ser não?
Bom, é um achismo meu que pode, sim. E é assim que vejo.

2) A parte citada pelo Irmão, e a correspondente em Marcos 9:38 que cuidam dessem assunto não citam, "outros", porém "um". Não se tratava de um grupo, mas sim de uma pessoa só. Pelo menos foi isso que entendi.

3) Uma não proibição não significa (pelo menos necessariamente) uma permissão, ou um apoio.
JESUS CRISTO não disse: "Vós podeis ir até para lá, com esse tal. É a mesma coisa que aqui comigo."

4) Note-se também que o que o "um" estava fazendo era expulsar demônios. Na Bíblia não diz que era um grupo, e não diz também que o "um" estava doutrinando, dando ensinamentos que não correspondessem à Palavra de DEUS.

5) Quanto a ter sido uma "gafe" de João, digo que não há gafes na Palavra de DEUS. Há acontecimentos que são narrados com alguma finalidade espiritual.
Por exemplo, quando a Maria pediu a seu filho Jesus que transformasse a água em vinho, a meu ver ela não cometeu uma gafe. Isso aconteceu e ficou registrado com alguma finalidade espiritual.

┼Khristos escreveu:[iQualquer sabedoria facciosa não vem de Deus, prova maior que as religiões não existe.Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz " Tiago 3-14 a 18

Fujamos da arrogância antes que os céus sejam desfeitos pelo fogo.
A religião está gravemente ferida, e nem assim, quer se consultar com o verdadeiro Deus.
A nossa consciência necessita da sabedoria do alto, qualquer outro raciocínio é um "pensamento apagado"!
E foi o próprio Espírito que revelou ao mundo:
"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." Hebreus 12:28 e 29
Bota consumidor nisso!! Glória ao bom Deus eternamente!
Aqui também falo algumas coisas (puro achismo meu):

Não é ser arrogante não concordar (ou melhor, discordar) de erros.
Concordar significa covardia, timidez, adaptação aos erros.
O SENHOR JESUS CRISTO veio à Terra, cumpriu toda a lei dos judeus, obedecendo a essa lei.
A partir daí, os judeus, querido povo de DEUS pela lei, não podia reclamar que veio "um gentio" criar uma religião "diferente".Quem veio criar essa nova religião foi um judeu também, e um judeu cumpridor da lei.

JESUS CRISTO cumpriu, também, no sentido de ter encerrado essa lei para todos os que viessem a participar da Graça Dele.
E criou nova religião.
Mas Ele não fez isso por nem com arrogância.
Mas que enfrentou os erros da religião antiga, enfrentou. Às vezes com mansidão, às vezes com rigor, com muito rigor.

Aí no versículo citado pelo próprio Irmão, está escrito: ... retenhamos a graça ... .
Como reteremos a Graça se nos adaptarmos a erros que não são da Graça?

A Congregação Cristã no Brasil não deve se misturar com outras Igrejas.
E isso não é ser faccioso.
Facciosos são todos os que perdem o seu tempo combatendo nossa Igreja, que de fé em fé, vai caminhando para o céu.

Facciosos são os que montam sites com a finalidade de falar mal, combater a Congregação Cristã no Brasil.

Facciosos são os que distorcem a Palavra de DEUS, acrescentando ou diminuindo-a no que está está escrito.

Facciosos são os que colocam reticências ("...") em livros para substituir o que realmente está escrito na Bíblia.

DEUS nos abençoe e a nossas famílias.
Luiz Flavio.

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão Empty Re: Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

Mensagem  ┼Khristos Qua Fev 01, 2012 7:23 pm

Ir. Luiz,


1) Pode ser que João não tenha falado o que falou por "estar se achando o máximo", e sim, até com muita humildade diante do SENHOR JESUS, apenas por grande zelo pela Obra de DEUS.

Atenha-se a frase de João: " Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. "

Isso então seria zelo? Um achismo de João?

Quanto ao zelo de Israel por Deus escreveu Paulo:

"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. " Romanos 10:1 a 4

Dirão alguns: Está misturando alhos com bugalhos? Não!

O contexto aqui é claro, Israel se achou infalível, porém, sem crer na justiça divina, o seu zelo se tornou em injustiça.

Todas as religiões querem atribuir para si, o entendimento da doutrina de Cristo, afirmam que conhecem a justiça do alto, quando na verdade, buscam estabelecer a sua própria justiça, que confundem como se fosse a própria justiça de Deus.

Isso é zelar pelo CNPJ.



O SENHOR JESUS CRISTO veio à Terra, cumpriu toda a lei dos judeus, obedecendo a essa lei.
A partir daí, os judeus, querido povo de DEUS pela lei, não podia reclamar que veio "um gentio" criar uma religião "diferente".Quem veio criar essa nova religião foi um judeu também, e um judeu cumpridor da lei.

Jesus foi muito além disso:


" Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. "Efésios 2:13 a 16

Jesus veio santificar a igreja, não criar uma nova religião.


A Congregação Cristã no Brasil não deve se misturar com outras Igrejas.
E isso não é ser faccioso.
Facciosos são todos os que perdem o seu tempo combatendo nossa Igreja, que de fé em fé, vai caminhando para o céu.

Grande erro meu irmão, a ccb é uma religião, que tal como as outras, não querem se misturar, por julgarem ser o céu restrito as suas interpretações.

Não sou contra a ccb, sou a favor de Deus.

Poderá Deus escrever o nome de algum faccioso, no seu livro, que contém o nome dos primogênitos inscritos?

Não se misturar seria a vontade, daquele que veio unir até mesmo os religiosos?

Disse Davi:

" Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. " Salmos 134:16

Não estão todas nossas ações registradas no livro de Deus?.

Do nascimento a morte não ficarão ali, todos os eventos da nossa vida registrados?.

Inclusive quando por zelo aderimos a uma religião?

E na defesa da religião, quando sobrepujamos a justiça de Deus, ele não escreverá no seu livro?



Facciosos são os que montam sites com a finalidade de falar mal, combater a Congregação Cristã no Brasil.

Facciosos são os que distorcem a Palavra de DEUS, acrescentando ou diminuindo-a no que está está escrito.

Facciosos são os que colocam reticências ("...") em livros para substituir o que realmente está escrito na Bíblia.


Meu irmão, faccioso, é todo aquele que forma uma nova religião, por achar erros nas interpretações alheias.

Ser faccioso, é todo aquele, que defende a "razão" da religião, como se essa razão pertencesse ao intelecto divino.

Entenda:

Jesus é a cabeça da igreja.

O corpo de Jesus não pode ser formado por diversas religiões.

Esse é o motivo pelo qual, a igreja (santificada), é o corpo de Jesus.

Religião é somente um corpo estranho...

Graça e paz.

Eldier.


┼Khristos
┼Khristos

Mensagens : 45
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão Empty Re: Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

Mensagem  Luiz Flavio N. Facci Qui Fev 02, 2012 3:12 am

A Paz de DEUS seja em nossos corações e de nossas famíllias, sempre.
┼Khristos escreveu:Ir. Luiz,
1) Pode ser que João não tenha falado o que falou por "estar se achando o máximo", e sim, até com muita humildade diante do SENHOR JESUS, apenas por grande zelo pela Obra de DEUS.
Atenha-se a frase de João: " Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós. "
Isso então seria zelo? Um achismo de João?
Caro Irmão Eldier, vamos procurar examinar com todo cuidado o que tem sido escrito.
O Irmão não percebeu que quem não se ateve à frase foi você mesmo?
Que você está acrescentando e "adivinhando" coisas que não estão na Bíblia?

Você disse: "Primeiramente João (se achando o máximo) queria impedir, que outros expulsassem demônios, utilizando o nome de Jesus, ao que foi repreendido por Cristo:
Você diz acima: "Atenha-se a frase de João: ..." , mas olhe que quem não está se atendo à frase é você próprio, acrescentando coisas que não estão na parte que você mesmo citou:

1) "Achando-se o máximo" - essa dedução veio completamente de sua cabeça, pois essa afirmação não está na parte que você mesmo citou.
Não se sabe de onde você tirou, na sua cabeça, essa ideia de que João estava se achando o máximo.

Eu escrevi, ipsis litteris: Pode ser que João não tenha falado o que falou por "estar se achando o máximo", e sim, até com muita humildade diante do SENHOR JESUS, apenas por grande zelo pela Obra de DEUS. Não pode ser não? Bom, é um achismo meu que pode, sim. E é assim que vejo.

O que eu fiz foi dizer que, se você podia "adivinhar" a emoção de João como "achando-se o máximo", eu também tenho todo o direito de alertar para a possibilidade de que João tenha falado "não se achando o máximo", mas por zelo.
E note que nem essa contestação eu afirmei como verdade, pois escrevi: "pode ser", "não pode ser, não?", "é um achismo meu", etc.

2) "Outros" (plural, mais de um) - quando a Bíblia falou em "um" (singular, um só). Esse foi um acréscimo que o Irmão fez à Palavra de DEUS, mesmo sendo em suas palavras, um acréscimo grave. O por que de ser erro, e ser grave, está em meu post anterior.

Por isso, faço minhas as suas palavras: Atenha-se a frase de João, sem "adivinhar" o tom o pensamento-intenção em que ela foi dita.
........................................................................................................................................
Caro Irmão Eldier, peço-lhe que releia o que escrevi no post anterior, que ali estão outras opiniões e achismos meus para os quais simplesmente não houve contestações. Estarei eu errado nessas outras opiniões?
........................................................................................................................................

Até de outros posts seus, eu percebo que o querido Irmão em JESUS CRISTO é contra as religiões.
Apresenta alguns problemas existentes nelas (problemas esses que podem ou não existir realmente).
Mas você não apresenta nenhuma (pelo menos tentativa de) solução para esses problemas.

A minha pergunta é (se o Irmão não se importar de responder): o que podemos fazer para resolver esses problemas que você cita em vários posts?

Tenho a impressão (e me perdoe, não tenho intenção de magoá-lo) que você está querendo criar uma religião nova, uma religião que ensina que as religiões não são boas.

Só quê ... se as religiões não são boas, e o que você está fazendo é criar uma religião, então essa sua criação também não é boa.
Círculo vicioso!

DEUS nos abençoe.
Que a Paz de DEUS seja sempre em nossos corações.
Luiz Flavio.


Última edição por Luiz Flavio N. Facci em Qui Fev 02, 2012 3:13 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Só melhorei a formatação.)

Luiz Flavio N. Facci

Mensagens : 551
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão Empty Re: Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma quem não é meu irmão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos