Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

4 participantes

Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Admin Seg Jun 20, 2011 6:51 pm



Seguem-se, os artigos constituintes da oficial (e universal) "Declaração de Fé" regularmente professada pela CONGREGAÇÃO CRISTÃ, em conformidade com os dispositivos doutrinários expedidos em Assembléia Geral (Niágara Falls, NY, E.U.A / 30 de abril a 01 de maio de 1927). Ressaltando-se, ainda, que a presente versão encontra-se já adequada aos adendos ou "emendas" ulteriormente outorgados (1,2,3,5).




"PONTOS DE DOUTRINA E DA FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS"


(Estatuto, cap. II, art. XXII, Fé e Doutrina)



I - Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).


II - Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade estão o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João 5:7).


III - Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27-35; João 1:14; I Pedro 3:18).


IV - Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41).


V - Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Rom. 3:24-25; I Cor. 1:30; II Cor. 5:17).


VI - Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mat. 28:18-19).


VII - Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4; 10:45-47 e 19:6).


VIII - Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”. (Luc. 22:19-20; I Cor. 11:24-25).


IX - Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém. (Atos 15:28-29; 16:4 e 21:25).


X - Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. (Mat. 8:17; Tiago 5:14-15).


XI - Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess. 4:16-17; Apoc. 20:6).


XII - Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos 24:15; Mat. 25:46).


_______________________________________________________________________________________

1- Do artigo I - Das Escrituras e seu caráter continente.

2- Do artigo II - Da Divindade e sua descrição/natureza.

3- Do artigo VI - Da fórmula dita "Concordata".

5- Do artigo V - Da distinção entre o "novo nascimento" e a regeneração sacramental (Batismo).




Última edição por Admin em Qua Fev 20, 2013 5:47 pm, editado 5 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 113
Data de inscrição : 11/05/2011
Localização : Minas Gerais

https://ccbsemcensuras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Contendo??????????????

Mensagem  Márcio José Sérgio Ermida Dom Jun 26, 2011 2:30 pm

Quero deixar aqui registrado meu protesto e completa e veemente discordância com relação à Escritura Sagrada CONTER a Palavra de Deus. A Bíblia É a Palavra de Deus e ponto final, isso é um assunto que sequer poderia requerer discussão entre os cristãos. Muita ignorância espiritual e teológica colocar isso no estatuto de uma igreja cristã. E tenho certeza absoluta que muitos outros irmãos que não abandonarão a CCB concordam comigo.

Se possível, quero que meu protesto seja lido por muitos do Ministério que concordam com essa loucura humana, e até por quem "elaborou" essa mudança grotesca. Depois não querem ser chamados de movimento contraditório, no mínimo. "Isso é perseguição", já me disseram. Mas qual a finalidade de se "perseguir" a CCB?

A nossa sorte, é que Deus é infinitamente, eu disse infinitamente, misericordioso, e prometeu não fazer mais o que fez na época de Noé, agora quem crê, crê. Quem não crê, depois dará conta. Pensam que Deus é brincadeira, gosto humano travestido de "revelação".

Deus nos abençoe e nos guarde a todos.

Márcio José Sérgio Ermida

Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 54
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Re: Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Paulo Seg Jun 27, 2011 11:08 am

Eu concordo com seu manifesto. Poderá vir aqui alguém dizendo que é a mesma coisa. E se alguém assim o afirmar, gostaria que explicasse então o porquê da mudança.

Paulo

Mensagens : 31
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Re: Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Jun 28, 2011 12:31 am

Até hoje não consegui entender a verdadeira extensão da "gravidade" apontada por alguns irmãos quanto ao fato da Bíblia ser ou conter a Palavra de Deus.
Para mim, ela tanto é quanto contém, dependendo apenas do contexto.
Muitos usam essa diferença para contender contra o Ministério, afirmando até que ele com isso procurou "mais poder para si próprio" (?????)
Não dá para entender.
I - Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).
Pelo trecho que deixei enfatizado, a Congregação jamais teve a intenção de modificar nada na Bíblia ou diminuir a sua abrangência, ou qualquer coisa assim.
A polêmica portanto não tem a mínima razão de ser.
O versículo 16 de I cor. 11 (e esse versículo tem sido bastante negligenciado) diz exatamente:
"Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus".

Por outro lado, minha Bíblia, adquirida na seção de Bíblias e Hinários da CCB, edição da SBB em 1969, em sua primeira página diz textualmente:

A BÍBLIA SAGRADA
Contendo
O VELHO E O NOVO TESTAMENTO
TRADUZIDA EM PORTUGUÊS
POR JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA
Com referências e algumas variantes
EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Re: Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Márcio José Sérgio Ermida Ter Jun 28, 2011 10:52 am

"A Bíblia Sagrada CONTENDO o VT e o NT" significa que é a Bíblia completa, não apenas um ou outro testamento.

Dizer que a Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus é admitir que tanto o VT como o NT possuem trechos que não são Palavra de Deus. Isso significa que se pode questionar trechos da inerrante, infalível e inspirada Palavra de Deus, o que é uma baita incoerência. Os relatos históricos, poemas, louvores, etc. testificam nosso Senhor Jesus Cristo de uma forma ou de outra. Essa "novidade" veio mesmo para dividir a Igreja.

Não contendo com Ministério, só expresso minha opinião para homens, esses sim, falíveis e errantes. A Palavra é nossa regra de fé, não se deve abrir brechas para questioná-la. Além de infalível, inerrante e inspirada, ela é INQUESTIONÁVEL, o guia da humanidade para a vida eterna.

Por isso digo, e repito, é uma grosseria afirmar uma coisa dessas, a Bíblia não CONTÉM nada, Ela É a Palavra de Deus.

Deus nos abençoe e guarde.

Márcio José Sérgio Ermida

Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 54
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Re: Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Sergio Teixeira Ter Jun 28, 2011 2:51 pm

O que é a Bíblia para a Congregação? O que ela realmente representa?
A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir.
Seja o que for a Palavra, a Congregação a considera como eficaz e imutável, e a considera como o paradigma perfeito a ser seguido por todos.
O povo de Deus não duvida um só milímetro disso. É uma verdade irrefutável, exceto em alguns locais bastante específicos e facilmente localizáveis.

Com relação a esse assunto de "ser" ou "conter" existe internacionalmente muita polêmica, e cada um defende a sua própria tese como sendo "a única que é correta".

Por argumentação, pode-se perfeitamente demonstrar que "a Bíblia é a Palavra de Deus", mas também demonstrar que "a Bíblia contém a Palavra de Deus", e ainda que "a Bíblia simplesmente contém a Palavra de Deus" ou, o que é pior, que "o conteúdo da bíblia não é nem contém a Palavra de Deus".

Tudo isso, claro, por força de argumentação.
Uma excelente argumentação não significa que ela esteja necessariamente de mãos dadas com a verdade.

Um de meus antigos instrutores passou nada menos de seis meses demonstrando por analogia que "Deus não existe".
Depois passou o resto do tempo provando diariamente - e com evidências - que Deus realmente existe.
Nossa turma, de 64 pessoas caiu para 38 ao final desses seis primeiros meses.

Portanto, quem tem sua Fé que não a perca nem permita que ela sequer vacile por causa de tais argumentações.

Para mim e para muitos e muitos outros a Bíblia não somente contém, mas também é, foi e sempre será a Palavra de Deus.
Apesar dos dizeres da capa, do preâmbulo, do índice, das notas de rodapé, da propaganda da editora, da numeração dos capítulos e versículos, a Bíblia é e ao mesmo tempo contém a Palavra de Deus.
Afinal a Palavra é o seu conteúdo principal, e quando nos detemos em Sua leitura e em Seu exame jamais nos lembramos daqueles acessórios.
Sergio Teixeira
Sergio Teixeira

Mensagens : 1144
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada) Empty Re: Congregação Cristã - "Declaração de Fé" (Versão Atualizada)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos